O parabrisas é uma parte do automóvel que o protege contra a chuva, insetos, e contra a força do vento, como diz o próprio nome .
O pára-brisas é composto por duas lâminas de vidro que são unidas por uma camada de PVB (polivinilbutino) que “gruda” uma lâmina à outra, e em caso de quebra, não permite o estilhaçamento dos vidros.
Antes de 1940 os pára-brisas usados nos veículos automóveis caíam para a frente no momento de um impacto: eram utilizados os de vidro temperado, que no momento do impacto eram de alta periculosidade para condutor e passageiros já que emitiam partículas de vidro como que em explosão. O avanço técnico levou ao moderno pára-brisas de vidro laminado, dando maior garantia de segurança, pois no momento do impacto o vidro estala sem deixar desprender partículas perigosas para os ocupantes do veículo.
Nós da EXPRESSO ACESSÓRIOS recomendamos que você troque as palhetas do limpador de pára-brisas pelo menos umas vez ao ano, pois a ação do sol e da chuva em um material de borracha provoca o ressecamento e posteriormente o risco no seu pára-brisas. Deixar de fazer a substituição, além de colocar em risco a já mencionada segurança do motorista e passageiros, pode causar danos maiores ao carro.
Para evitar riscos precoces, nunca ligue o limpador de pára-brisa quando o vidro estiver seco. Ele normalmente acumula poeira, óleo e outras sujeiras. Para lavar os vidros, utilize sempre muita água com detergente suave ou limpa-vidros e uma flanela macia. Não deixe que a sujeira se acumule. Eles devem estar sempre bem limpos para não prejudicar a visibilidade, principalmente, e contribuem com a boa aparência do veículo.